domingo, 28 de setembro de 2008

[Unit-1 | Lição-3] Métodos 'p' e 'print'.

Ainda é cedo para falar sobre métodos, mas estes dois são muito básicos e qualquer um que esteja começando a aprender programação tem que conhece-los.
Os métodos 'p' e 'print' servem para informar ao usuário do programa um determinado valor. Eles criarão uma janelinha padrão do Windows no meio da janela do jogo com o valor que você mandou o método 'p' ou 'print' executar.
Para usa-los basta escrever na linha apenas o 'p' ou 'print', dar um espaço e logo depois o valor desejado.
Exemplo:
p 5
p "olá, mundo"
print 246
print 'olá, dinovo'
Os métodos p e print são muitos úteis des de quando você está aprendendo a programar até aos mais avançados programadores de scripts. Ao longo das lições neste blog eu vou dar vários exemplos com eles.
A única diferença básica entre eles é que 'p' exibirá o valor exato como ele é, e 'print' exibe o valor como ele seria reprodusido pelo programa. Porém, esta diferença será melhor esplicada mais futuramente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi DC!
Só uma perguntinha.. Esses metodos p e print são usados também naquele negocio de indicar o Valor de Dinheiro na Tela dos Jogos no RM?
Espero que responda!
Até Mais!

DarkChocobo disse...

humm nao nao, geralmente o comando print é usado somente para reportar erros ao jogador... sabe quando dá um erro de scripts no jogo ou um daqules erros quando tem uma imagem foltando na pasta do jogo?! pronto, aquela janelinhas que aparecem reportando o erro são criadas usando o método p ou print.