sábado, 27 de setembro de 2008

[Unit-1 | Lição-2] Syntax: Identificadores e Comentários

Syntax Base:
Ruby é uma linguagem que diferencia letras maiúsculas das minúsculas. Diferente de outras linguagens, em Ruby você pode usar comentários e espaços em qualquer local sempre que necessário. Quebra de linhas(quando aperta enter) podem ser usados como espaços dês de que esteja claro que o comando ainda não acabou, se não, eles serão considerados uma finalização do comando.

Identificadores:
Identificadores no Ruby podem ser comparados a ‘Comandos dos Eventos’, eles representam cada ação do script e fazem com que ele funcione. Identificadores são representados por qualquer paravra dês de que comecem com uma letra ou um underline(_).
Exemplo:
Ruby_é_simples

Comentários:
Todo e qualquer comentário será totalmente ignorado, fasendo com que sirvam apenas para orientação. Comentários podem ser chamados de 2 formas:
  1. Dês de que o primeiro dígito da linha seja um ‘jogo da velha’(#) toda a linha será um comentário.
  2. É utilizado o comando ‘=begin’ para representar o início de um comentário, e é utilizado o comando ‘=end’ para representar o fim do mesmo.
Exemplos:
# Este é um comentário de linha.

=begin
Este tipo de comentário pode durar quantas linhas quiser.
Ele é muito utilizado para instrução de uso dos scripts.
=end

OBS: O editor de scripts dos RPGMakers XP e VX utiliza uma tonalidade verde de cor para representar comentários.

Palavras reservadas:
As palavras reservadas não podem ser utilizadas para nomear classes, variáveis, entre outros. Entretanto, variáveis com prefixo $ ou @(serão vistos mais adiante) não são consideradas reservadas.
As palavras reservadas estão listadas abaixo:
BEGIN class ensure nil self when
END def false not super while
alias defined? for or then yield
and do if redo true
begin else in rescue undef
break elsif module retry unless
case end next return until
OBS: Não é necessário decorar todas as palavras reservadas, pôs elas irão aparecer no editor em uma tonalidade de cor diferenciada das demais.

[Unit-1 | Lição-1] Considerações Iniciais: A definição de Ruby e RGSS

O que é Ruby?

Ruby é uma linguagem de programação interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientada a objetos com vastas semelhanças com Perl, SmallTalk e Python.
Projetada tanto para a programação em grande escala quanto para codificação rápida, tem um suporte a orientação a objetos simples e prático. A linguagem foi criada pelo japonês Yukihiro Matsumoto, que aproveitou as melhores idéias das outras linguagens da época.
Esta linguagem possui vastos repositórios de bibliotecas disponíveis em sites como Ruby Forge e Ruby Application Archive (RAA). Existe, ainda, uma ferramenta bastante útil para instalação de bibliotecas, chamada Ruby Gems, o software mais famoso desenvolvido em Ruby é o Ruby on Rails


O que é RGSS?

RGSS(Ruby Game Scripting System) é uma biblioteca que usa a Linguagem de Script Ruby Orientada a objetos para desenvolver jogos 2D para a Plataforma Windows®. RGSS leva você a construir inteiramente sistemas de jogos com originalidade mais facilmente que outras linguagens. Ruby é uma linguagem simples e de fácil aprendizado para os iniciantes, sendo esta uma poderosa e sofisticada ferramenta.

Introdução 2: Os Posts

Cada post meu neste blog terá um prefixo especificando do que se trata aquele post. Os prefixos estarão entre colchetes ( "[" e "]" ).

Prefixos:
[Unit-x | Lição-y ]: Determina o tipo de aula que será o post. X é o número da "Unidade", e Y o número da lição.
[OFF]: Posts com este prefixo não serão aulas, e sim notificações sobre o blog ou sobre novidades no mundo maker. (OBS: não pretendo postar muito novidades no mundo maker, mas quando for coveniente postarei)

Unidades: (Unit)
1 - Aulas referentes apenas à Ruby e RGSS em geral, sem adentrar muito nos scripts do RPGMaker, muita teoria e pouca prática aqui.
2 - Aulas referentes diretamente aos scripts do RPGMaker. Ensinando a criar scripts comums compatíveis com a programação dos RPGMakers.
3 - Aprofundamento em assuntos mais avançados e específicos.
4 - Apenas dicas para elaboração mais bem feita de scripts.


Aulas e Tutoriais de Ruby e RGSS da Internet:
Existem muitas aulas de Ruby e RGSS que podem ser encontratas pela Internet em váriso sites relacionados à RPGMaker, neste blog pretendo ensinar Ruby des de o começo, mas se você preferir segue abaixo uma lista com vários tutoriais de scripters famosos(e outros nem tão famosos) no mundo maker.

RTH e PHCDO:
O Básico do básico
Aula 1 - Classes, Procedimentos e Váriáveis
Aula 1.5 - Modulos
Aula 2 - Superclasse e Métodos de uma classe
Aula 3 - Classes de sistema do RMXP
Aula 4 - Graphics e Input
Aula 5 - Parte 1 - Sprites e Bitmaps
Aula 5 - Parte 2 - Sprites e Bitmaps

DarkChocobo:
[Unit-1] Aula 1 - Considerações Iniciais
[Unit-1] Aula 2 - As Variáveis e suas Funções
[Unit-1] Aula 3 - Classes, Módulos, Métodos e Herança
[Unit-1] Aula 4 - Estruturas Condicionais e de Repetição
[Unit-1] Aula 5 - Fim da Primeira Unidade

LB:
[XP-VX] [Aula 1] Variáveis - Parte 1
[XP-VX] [Aula 2] Variáveis - Parte 2
[XP-VX] [Aula 3] Condições
[XP-VX] [Aula 4] Estruturas de Repetição
[XP-VX] [Aula 5] Arquivos Externos


João Neto:
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Aula 7
Aula 8
Aula 8.1
Aula 8.2
Aula 8.3
Aula 9
Aula 10
Aula 11
Lição Especial


Também vou aproveitar este post para colocar links de grandes sites relacionado a RPGMaker, vale apena conferir cada um deles.
rpgmakerbrasil.com
jogosrpg.com.br
tudosobrerpgmaker.com
rpgmakerbrasil.com
rpgmenace.com.br
reinorpg.com
rmzine.reinorpg.com
rpgrevolution.com
uppergames.com

Introdução ao Blog

Olá a todos eu sou DarkChocobo, sou scripter no RPGMaker à mais ou menos um ano e meio, venho tentando aprender a linguagem Ruby des de que descobri o RMXP e todo o poder que o RGSS tem sobre o RPGMaker. No início deste ano eu comecei a desenvolver algumas aulas de Ruby para o site ReinoRPG.com e fui bastante elogiado pelos poucos que leram minhas aulas. Agora pretendo voltar a escrever aulas sobre RGSS, porém cheguei a um ponto em minhas aulas que fica difícil de escrever aulas porque os scripts têm infinitas possibilidades de formas de serem criados, então fica difícil para mim ensinar a desenvolvê-los. A alguns dias atráz eu tive a idéia de criar um blog para ensinar Ruby com várias lições e dicas para o desenvolvimento dos scripts.

Com este blog, eu darei aulas dividindo os tópicos das aulas(os assuntos das aulas) por posts, assim aqueles que estão dispostos a aprenderem RGSS poderão visitar este blog e ir aprendendo aos poucos cada parte das aulas que eu escrever. Pretendo atualizar o blog com mais posts ao mínimo uma vez por semana com dicas de RGSS, trechos de aulas, ou exercícios para que vocês possam praticar, e assim não perder a prática, pois a prática é algo fundamental para a programação em qualquer linguagem de programação.

- Bom galera, é isso, espero que tenham gostado da minha idéia e que procurem visitar o blog sempre que possível, aqueles intereçados em RGSS não irão se arrepender. ;)

Abaixo algo a mais sobre mim:
Nome: Leonardo Pereira
Nickname: DarkChocobo
Idade: 17 anos
Ocupação: Estudante
E-mail: leo_rock_nardo@hotmail.com
MSN: Podem me adicionar, só não garanto que eu não vá excluir depois ;) (OBS: não é que eu excluo por nada, é que as veses aparece um noob puxa-saco, sabe como é ne?! hehe xP)
Minha História no RPGMaker: Sou pernambucano, conheci o RPGMaker a mais ou menos 3 anos quando fui viajar para Itamaracá e resolvemos dar uma parada num restaurante no caminho, perto do restaurante tinha uma banca de revistas e uma das revistas(ProGamers) me chamou atenção quando anunciava o RPGMaker, um programa para criar jogos de RPG sem que seja necessária noção de programação. Aprendi a mecher no maker basicamente com o tutorial que vinha com a revista, mas no mesmo não esplicava nada muito avançado, eu fui aprendendo sosinho e quando percebi ja sabia faser(quase) tudo o que era possível ser feito no RM2k3. Conheci o RMXP então a pouco mais de um ano eu me facinei com a idéia de usar uma lingágem de programação(Ruby) para programar tudo aquilo que não poderia ser feito sem a programação, des de então eu comecei a estudar Ruby em diversos tutoriais que encontrava em sites por aí, porém nunca consegui aprender muito com estes tutoriais, a maioria das coisas aprendia sosinho ao decorrer do tempo, somente futucando os scripts, vendo o que acontecia se eu mudace aquele código, e por aí vai, até que comecei a compreender basicamente os códigos e todos aqueles tutoriais que eu li começaram a faser algum sentido. Des de então eu passei a ser Scripter do RPGMaker e foi assim que conheci o Jão(salve Jão!!), que na época era da comunidade RPGMaker XP no orkut, eu e ele eramos scripters e viviamos nos ajudando, sempre que um tinha alguma dúvida de Ruby os dois procuravam a resposta praquela dúvida, assim aprendemos muito aquela época; ele criou a maior comunidade de RPGMaker VX(na época) e eu virei mod de lá,(hoje, o dono dela eh o Wesdras) o Jão conseguiu parceria com a SD(Antiga ReinoRPG) e então muito tempo depois o Junior Maker(Striker) me chamou para ser staffer da Reino e cá estou. ^^