terça-feira, 30 de setembro de 2008

[Unit-1 | Lição-6] Utilizando as Variáveis

Bem, eu ja espliquei sobre todos os tipos de variáveis e sobre os principais valores que as variáveis podem ter, agora, esplicarei como criar as variáveis e alterar seus valores. As variáveis representam os próprios valores que elas guardam, logo, podem ser consideradas os próprios valores e serem calculadas por operações matemáticas simples de equações. Antes de mais nada devemos declarar uma variável. Declarar, em Ruby, é uma expreção dada quando se é criada a Variável. Para criar uma Variável, basta equivaler ela a um valor desejado, você pode dar qualquer nome e qualquer valor a Variável que estiver criando.
Exemplo de declaração de variável:
variável = 5

Com isso, eu acabo de criar uma variável local com nome de ‘variável’, e seu valor é 5.
Que tal começar a colocar as aulas em prática? Crie um novo script em seu jogo acima de todos os outros scripts, e cole o código já dito acima (variável = 5). Clique Enter e na linha abaixo use o comando "print variável" para usar o método 'print' na variável. Quando inciar o jogo aparecerá a janelinha do Windows com o número 5 aparecendo, isto porque você mandou exibir a 'variável' com o método print, e antes disto você disse ao programa que variável é 5. Agora vamos à um outro exemplo, apague o "print variável", vamos criar uma nova variável; coloque o seguinte código:
teste = variável + 2
p teste

Agora dê um teste no jogo. Aparecerá o número 7, pois se 'variável' tem o valor de 5, então a linha 'teste = variável + 2' dirá ao programa que teste é 5 + 2, ou seja, 7. É simplesmente uma equação matemática de primeiro grau.
Agora, apague o último código citado, vamos alterar o valor de 'variável' sem precisar criar uma segunda variável. Logo abaixo de 'variável = 5', coloque:
variável = variável + 2

Com isso, o valor de variável, será adicionado em 2, já que, até esta linha, variável tinha o valor de 5.
Você também pode utilizar uma forma mais prática derealisar este código. Em Ruby, você pode utilizar um operador matemático antes do '=', para faser com que aquela variável seja operada diretamente pelo valor desejado. Neste caso, ficaria assim: "variável += 2".
Em Ruby existem sempre várias formas de se fazer cada coisa que você quiser, apenas optamos pelo caminho mais simples e curto.
Abaixo segue uma lista dos comandos matemáticos que o Ruby consegue ler:
+, -, *, /, %, **, &, |, ^, <<, >>, &&, ||
OBS: Em outras aulas serão explicados o significado de cada operador, por hora, somente os que realmente importam são: +, -, * e /; que representam respectivamente: soma, subtração, multiplicação e divisão.