terça-feira, 30 de setembro de 2008

[Unit-1 | Lição-6] Utilizando as Variáveis

Bem, eu ja espliquei sobre todos os tipos de variáveis e sobre os principais valores que as variáveis podem ter, agora, esplicarei como criar as variáveis e alterar seus valores. As variáveis representam os próprios valores que elas guardam, logo, podem ser consideradas os próprios valores e serem calculadas por operações matemáticas simples de equações. Antes de mais nada devemos declarar uma variável. Declarar, em Ruby, é uma expreção dada quando se é criada a Variável. Para criar uma Variável, basta equivaler ela a um valor desejado, você pode dar qualquer nome e qualquer valor a Variável que estiver criando.
Exemplo de declaração de variável:
variável = 5

Com isso, eu acabo de criar uma variável local com nome de ‘variável’, e seu valor é 5.
Que tal começar a colocar as aulas em prática? Crie um novo script em seu jogo acima de todos os outros scripts, e cole o código já dito acima (variável = 5). Clique Enter e na linha abaixo use o comando "print variável" para usar o método 'print' na variável. Quando inciar o jogo aparecerá a janelinha do Windows com o número 5 aparecendo, isto porque você mandou exibir a 'variável' com o método print, e antes disto você disse ao programa que variável é 5. Agora vamos à um outro exemplo, apague o "print variável", vamos criar uma nova variável; coloque o seguinte código:
teste = variável + 2
p teste

Agora dê um teste no jogo. Aparecerá o número 7, pois se 'variável' tem o valor de 5, então a linha 'teste = variável + 2' dirá ao programa que teste é 5 + 2, ou seja, 7. É simplesmente uma equação matemática de primeiro grau.
Agora, apague o último código citado, vamos alterar o valor de 'variável' sem precisar criar uma segunda variável. Logo abaixo de 'variável = 5', coloque:
variável = variável + 2

Com isso, o valor de variável, será adicionado em 2, já que, até esta linha, variável tinha o valor de 5.
Você também pode utilizar uma forma mais prática derealisar este código. Em Ruby, você pode utilizar um operador matemático antes do '=', para faser com que aquela variável seja operada diretamente pelo valor desejado. Neste caso, ficaria assim: "variável += 2".
Em Ruby existem sempre várias formas de se fazer cada coisa que você quiser, apenas optamos pelo caminho mais simples e curto.
Abaixo segue uma lista dos comandos matemáticos que o Ruby consegue ler:
+, -, *, /, %, **, &, |, ^, <<, >>, &&, ||
OBS: Em outras aulas serão explicados o significado de cada operador, por hora, somente os que realmente importam são: +, -, * e /; que representam respectivamente: soma, subtração, multiplicação e divisão.

4 comentários:

Unknown disse...

Dark, muito obrigado por seus tutoriais sobre RGSS, eu ainda não li todas as aulas, mas vou ler depois. Espero que continue sempre desenvolvendo suas aulas porque eu gostaria muito de aprender RGSS ^^

aguardo a próxima

Kaos

Anônimo disse...

Bem, eu ja
[b]@!*"[espliquei]"*!@[/b]
sobre todos os tipos de variáveis
eu ri

DarkChocobo disse...

todos podem errar :P

DarkChocobo disse...

E eu sou "professor" de ruby, e não de português XD
Na verdade, português é um dos meus pontos fracos, prefiro muito mais o inglês, bem mais simples, assim como Ruby