quarta-feira, 1 de outubro de 2008

[Unit-1 | Lição-7] Criando condições

Antes de mais nada quero pedir desculpas pelo tempo que tomei para escrever a próxima lição, eu passei este fim de semana fora e não pude escrever as aulas.

Introdução ao assunto:

As condições servem para criar caminhos diferentes para a programação, de acordo com determiados valores, assim o programa poderá tomar vários caminhos diferentes. As condições do Ruby são utilizadas da mesma forma e com mesmo propósito que as condições dos eventos do RGPMaker, porém com mais especificações e possibilidades. Em Ruby, existem 4 formas diferentes de criar condições.

Os pseudo-valores true e false:
As condições, para serem utilizadas dependerão sempre dos valores true e false, eles são os valores que determinarão se a condição será cumprida ou não. Existem algumas situações em Ruby em que ocorre uma substituição de valores, como por exemplo uma situação da lição passada:
teste = variável + 2

No exemplo acima, 'variável' será substituída pelo seu valor, para que a equação possa ter um sentido e assim o programa irá resolver a conta matemática corretamente. O mesmo ocorrerá com os valores true e false para que ocorram as condições, os valores true e false substituição qualquer expressões que representem condições. Esta substituição é o que chamamos de "Retorno".
Exemplo:
var1 == var2

No exemplo acima é questionado se a variável 'var1' é igual a outra variável 'var2' atravéz do operador "=="(será esplicado logo mais); se var1 for igual à var2, a expressão será substituída por um true, ou seja, retornará true, caso contrário, retornará false.
Vamos à um exemplo prático desta substituição, crie um novo projeto e em seu editor de scripts crie um novo script acima de todos os outros, então coloque o código:
var1 = 1
var2 = 1
print var1 == var2

No código acima é declarado as variáveis 'var1' e 'var2' âmbas como 1, e logo depois é questionado se elas são iguais, como elas são, retornou true. Teste outros valores no lugar do 1 e veja os resultados.
OBS1: Não confunda "=" com "==", "=" define um valor para a variável, e "==" questionará se os valores antes e depois dele são iguais.
OBS2: Note que "==" compara os valores antes e depois dele, logo, ocorrerá um erro se você nao definir um destes dois valores, o mesmo ocorrerá se você não definir um dos valores mesmo utilizando operadores diferentes.

Operadores
Acima eu utilizei apenas o operador "==" para dar exemplos de retorno de true e false, mas existem vários outros tipos de operadores para serem utilizados como condições. Abaixo segue a lista dos principais operadores e suas funções:
== # Igual à
!= # Diferente de
> # Maior que
< # Menor que
>= # Maior ou igual que
<= # Menor ou igual que

Nenhum comentário: