domingo, 28 de setembro de 2008

[Unit-1 | Lição-4] Variáveis: O que são e os tipos de variáveis.

O que são e para que servem as variáveis?
As variáveis carregam dados necessários para o funcionamento correto do jogo. As variáveis podem ser consideradas containers de dados, elas ficaram guardando seus dados até que você queira utilizá-los. Em Ruby, as variáveis têm o mesmo propósito das variáveis usadas pelos eventos do RPGMaker, guardar dados para que eles possam ser usados futuramente para um funcionamento correto do jogo, apesar de não serem usadas de mesma forma.

Tipos de variáveis
Em Ruby, existem vários tipos diferentes de variáveis, e qualquer uma delas pode ter vários tipos de valores diferentes. Existem 4 tipos diferentes de variáveis, são elas: Variável Global, Variável de Instância, Variável Local, e Constantes.

Variável Global
As variáveis globais são aquelas que poderão ser utilizadas por qualquer parte do programa (incluindo até mesmo pelos eventos). As variáveis globais são identificadas por conter um prefixo “$” em seu nome.
Exemplo:
$global_variable # Esta é uma Variável Global.

Variável de Instância
As variáveis de instância pertencem a um específico objeto , elas podem ser acessadas apenas pela classe a qual elas pertencem (classes serão vistas na próxima aula). As variáveis de Instância são identificadas por conter um prefixo “@” em seu nome.
Exemplo:
@instance_variables # Esta é uma Variável de Instância.

Variável Local
As variáveis locais são aquelas que podem ser usadas apenas no método a qual ela pertence (métodos serão vistos na próxima classe). As variáveis locais não contém qualquer prefixo em seu nome, mas devem ser iniciadas por uma letra minúscula ou um underline(_).
Exemplo:
local_variable # Esta é uma variável local.

Constantes
Constantes são variáveis que pertencem a classes, classes que incluem modules e modules (serão vistos em aulas futuras). Constantes são identificadas por começarem seu nome com uma letra maiúscula.
Exemplos:
Constante # Esta é uma Constante.
CONSTANTE # Constantes também podem ter seu nome
# formado somente por letras maiúsculas.


Lembrando que qualquer dúvida é só responder o post, para isto clique em "respostas" aqui em baixo. \/

[Unit-1 | Lição-3] Métodos 'p' e 'print'.

Ainda é cedo para falar sobre métodos, mas estes dois são muito básicos e qualquer um que esteja começando a aprender programação tem que conhece-los.
Os métodos 'p' e 'print' servem para informar ao usuário do programa um determinado valor. Eles criarão uma janelinha padrão do Windows no meio da janela do jogo com o valor que você mandou o método 'p' ou 'print' executar.
Para usa-los basta escrever na linha apenas o 'p' ou 'print', dar um espaço e logo depois o valor desejado.
Exemplo:
p 5
p "olá, mundo"
print 246
print 'olá, dinovo'
Os métodos p e print são muitos úteis des de quando você está aprendendo a programar até aos mais avançados programadores de scripts. Ao longo das lições neste blog eu vou dar vários exemplos com eles.
A única diferença básica entre eles é que 'p' exibirá o valor exato como ele é, e 'print' exibe o valor como ele seria reprodusido pelo programa. Porém, esta diferença será melhor esplicada mais futuramente.

[Quiz] Sobre Ruby e RGSS

Determine se cada alternativa abaixo é verdadeira ou falsa.

  1. Ruby é usada exclusivamente com RGSS.
  2. RGSS apenas é usado com Ruby.
  3. Identificadores, em Ruby, podem ser representados por qualquer palavra.
  4. Existem mais de uma forma de se criar um comentário.
Por enquanto é só, o conteúdo dado até agora foi pouco mais ja dá pra faser umas perguntinhas =)
Consulte o gabarito com as respostas deste quiz clicando aqui.

[OFF] 4 Assuntos

1 - No último post recebi um comentário anônimo falando que copiei as duas primeiras lições de outro site, eu gostaria de esclarecer este mal entendido, são treichos das minhas próprias aulas(aulas escritas por mim, que comentei nos dois primeiros posts).

2 - No segundo post do blog("Introdução 2") falei que todos os posts terão um dos dois prefixos, porém eu esqueci de mensionar um terceiro prefixo, o "[Quiz]". Posts com este prefixo serão testes, provas, quiz(ou qualquer outro nome que você queira chamar); relacionados às lições dadas nos últimos posts.

3 - Recebi alguns comentários no MSN sobre o layout do site(sim, ta horrivel ainda =P), a questão é que eu não manjo de imagens, mas vou falar com alguns amigos da área para bolar um designe legal pro blog, dentro de alguns dias já mudarei o layout do site para deixar um pouco mais organizado.

4 - Somente lembrando algo que esqueci de falar na introdução: Qualquer dúvida quanto as aulas podem ser postadas como resposta/comentário daquele post, eu configurei o blog para me mandar e-mail sempre que houver uma resposta no blog então não vou deichar escapar nenhuma dúvida. Qualquer sujestão também será bem aceita, então qualquer coisa que você quiser falar pode postar ou falar comigo mesmo no MSN(meu msn está no primeiro post do blog).

Valeu galera!!